Hans F.K. Günther: Raças Europeias – Parte II (Nórdicos)

Elementos Raciais da História Europeia

Nórdicos

A raça nórdica é alta e esguia. As longas pernas contruibuem para a alta estatura, no qual está na faixa de 1,74 metros para homens. O formato e comprimento do resto do corpo também se resume a comprido e esguio. A cabeça é longa, com rosto estreito. O comprimento da cabeça é maior em comparação com a sua largura, devido à parte de trás da cabeça. O rosto é estreito, com a testa igualmente estreita, nariz alto e fino e queixo proeminente e fino também.

05_meitu_1
Fig. 1 – Nadador Sueco (Börjeson), Soldado inglês. Ambos nórdicos.
Os lábios são finos, o sulco do nariz à boca é estreito e bem visível. As partes carnudas ajudam a dar uma impressão de rosto mais fino. A pele da raça nórdica é rosada e clara, com aparência vívida. As veias são (pelo menos na juventude) bem visíveis, mostrando o “sangue azul”. O cabelo é suave e liso, ou ondulado na textura. Na infância pode ser que seja encaracolado.
08_meitu_2
Fig. 2 – Crânio nórdico de diversos ângulos.
A cor pode ser bem clara ou loiro escuro, porém mostra sempre um toque de ouro, ou avermelhado. Em homens e mulheres que possuem o cabelo claro na infância ou ao nascer, muitas vezes há um escurecimento mais tarde, passando a ser loiro escuro ou castanho. O cabelo vermelho pode ser loiro avermelhado ou vermelho-dourado. No entanto, cabelo ruivo é um fenômeno que pode ser encontrado em outras raças. Os olhos são em tons de azul, azul-cinza ou cinza, em tons brilhantes.
11_meitu_3
Fig. 3 – Da esquerda em diante, dois suécos e dois norueguêses.
Passing_of_the_Great_Race_-_Map_4
Fig. 4 – Mapa indicando a localidade da raça nórdica (Em vermelho)
Fontes: Human Biological Diversity  The Apricity | The Racial Elements of European History (Hans F.K. Günther, 1927)
Créditos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário