Suástica Nacional-Socialista (Hakenkreuz) - Significado e Origem

Significado
Suástica (também Svastika, Suastika) é uma cruz com quatro braços aproximadamente igualmente longos e uniformemente angulados. Sua palavra vem do sãnscrito "svastika" e significa "condutora do bem-estar". Não se sabe exatamente qual foi o povo que usou esse sinal pela primeira vez, mas é certo que ele tem origem muito antiga, de pelo menos 5 mil anos.

Conhecida como símbolo de boa sorte pela maioria das culturas, a suástica ornamentava as moedas da Mesopotâmia 3 mil anos antes de Cristo e também aparecia na arte de povos como bizantinos e os primeiros cristãos. Os índios maias, da América Central, e os navajos, da América do Norte, também a retrataram e ainda hoje ela continua a ser usada como símbolo de fortuna pelos hindus.

As suásticas tem formatos e funções diferentes e seus significados não são uniformes. No hinduísmo, no jainismo e no budismo, a suástica ainda é usada hoje como um símbolo religioso da felicidade.



Etimologia e Outros Nomes
A palavra "suástica" deriva do sânscrito svastika (no script Devanagari - स्वस्तिक), significando felicidade, prazer e boa sorte. Ela é formada do prefixo "su-" (cognata do grego ευ-), significando "bom, bem" e "-asti", uma forma abstrata para representar o verbo "ser". Suasti significa, portanto, "bem-ser". O sufixo "-ca" designa uma forma diminutiva, portanto "suástica" pode ser literalmente traduzida por "pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)". O sufixo "-tica", independentemente do quanto foi dito, significa literalmente "marca". Desta forma na Índia um nome alternativo para "suástica" é shubhtika (literalmente, "boa marca"). A palavra tem sua primeira aparição nos clássicos épicos em sânscrito Ramayana e Mahabharata

Cada cultura utilizava a suástica em diferentes formas (no sentido horário ou anti-horário) e por vários motivos, mas todos com significados positivos.

Não há nenhuma explicação definitiva sobre o motivo de tantos povos de locais tão distintos utilizarem o mesmo símbolo.

Formas alternativas de denominar o símbolo:

  • "Aranha Negra" - como chamada por diversos povos da Europa Ocidental.
  • "Cruz Torta".
  • "Cruz Gamada" (ou "em ganchos") - na Heráldica.


Swastika ou Hakenkreuz?
Embora houvesse em alemão a palavra Swastika os Nacional-Socialistas referiam-se ao seu símbolo com a palavra Hakenkreuz (pronuncia-se ‘raquencros’), de Haken, gancho, e Kreuz, cruz – em tradução livre, ‘cruz-de-gancho’ ou ”cruz-gancho’.
Quando foi fundado o Partido Nacional-Socialista alemão, em 1920, a hakenkreuz foi adotada como seu emblema principal por sugestão do poeta Guido von List.

Diferença suástica e Hakenkreuz.

A diferença entre a suástica e a hakenkreuz é: a suástica é virada no sentido anti-horário e a hakenkreuz é virada no sentido horário e gira em um angulo de 45°.

Diferenças entre a suástica budista, suástica hindu, suástica do jainismo e a hakenkreuz.

Proibição
O uso político do símbolo da suástica desde 1945 foi proibido na Alemanha, Áustria e outros países. Na Alemanha, suásticas nos termos do artigo 86 (3) do Código Penal alemão só podem ser exibidas para "educação cívica" e outros fins semelhantes.

Um comentário: